Regulamento Kart

Dos Participantes

 Art. 1º A participação neste evento é restrita aos Associados e Participantes da AFBDMG, bem como, seus respectivos dependentes, com idade a partir de 16 anos. 

  • O menor de idade será submetido a uma junta examinadora do kartódromo, que avaliará seu tamanho e peso, para saber se este poderá correr com os competidores adultos. Neste caso, será necessário a assinatura do termo de responsabilidade por um representante legal.
  •  Caso não seja atingido o número mínimo de 25 inscritos por categoria, a Comissão de Kart, após análise, poderá permitir a participação de convidados.

                                                      Da Programação
Art. 2º As baterias serão disputadas nos seguintes dias e horários.

  •  1ª Bateria
    Dia 18/ABRIL – 11:30 as 12:45h.
  •  2ª Bateria
    Dia 25/ABRIL – 11:30 as 12:45h.

 Todo participante deverá chegar ao kartódromo com 45 minutos de antecedência para os preparativos e orientações da organização do kartódromo. Caso o participante não compareça ou compareça com atraso ao evento, será excluído da participação no dia de evento e não terá direito à restituição do valor da inscrição.

Da Posição no Grid

 Art. 3º A ordem de posicionamento no grid será determinada da seguinte forma:

  •  1ª Bateria

Será realizado um treino classificatório com duração de 05 minutos, prevalecendo a melhor volta de cada piloto. Após o treino, haverá 05 minutos para organizar os karts no grid conforme classificação e será iniciada a corrida de 20 minutos.

  •  2ª Bateria

Não haverá treino classificatório. A ordem do grid de largada será definida pela classificação da 1ª bateria invertendo os 8 (oito) primeiros colocados, ou seja o 8º será o 1º, o 7º será o 2º e assim sucessivamente.  As demais posições seguirão a mesma ordem de colocação da 1ª bateria. A corrida terá a duração de 30 minutos.

Das Disputas

 Art. 4º A “V Copa Kart 2010” será disputada com as seguintes características técnicas:

  • Kart – Será sorteado pela organização do evento na presença de todos os pilotos em horário e dia estipulado pela organização.
  • Grid – Mínimo de 18, máximo de 25 pilotos, podendo ser alterado de acordo com os critérios da promotora.
  • Identificação – Número fixado na parte frontal da carenagem e o nome de identificação do piloto na parte traseira do capacete em modelo a ser fornecido pela Comissão de Kart.

 Art. 5º A largada será realizada com os karts parados, dispostos dois a dois em sequência de menor tempo classificatório e conforme marcação de posição no grid.
Art. 6º A pontuação de cada bateria será estabelecida da seguinte forma:
 

1ª Bateria

2ª Bateria

Posição

Pontuação

Posição

Pontuação

25

20

20

17

16

15

13

13

11

11

10

10

9

9

8

8

7

7

10°

6

10°

6

11°

5

11°

5

12°

4

12°

4

13°

3

13°

3

14°

2

14°

2

15°

1

15°

1

 Para fazer jus à pontuação mencionada neste artigo, o concorrente deverá ter completado 75% (setenta e cinco por cento) das voltas programadas ou das voltas completadas em caso de encerramento, pela Direção de Prova, antes do número previsto de voltas. Sempre que 75% do número total de voltas ou do tempo total resultarem em número com decimais (não inteiros), o arredondamento será para o número inteiro anterior. Em caso de empate considera-se o resultado da primeira bateria como critério de desempate.
                             Das Disposições Gerais
 Art. 7º O piloto deverá obedecer com rigor todas as instruções e procedimentos de segurança repassadas pelo kartódromo, sob pena de desclassificação e perda total dos pontos.
 Art. 8º Se o piloto for advertido durante a competição perderá 1 ponto na pontuação da bateria.
 Art. 9º A classificação final do evento será de acordo com o somatório das duas baterias. Em caso de empate, em qualquer colocação, será mais bem classificado aquele que obtiver a melhor colocação.
Art. 10. Todas as questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão de Kart da AFBDMG.
Belo Horizonte, 15 de março de 2010.
 
COMISSÃO DE KART AFBDMG