Dos Participantes
Art. 1º A participação neste evento é restrita aos Associados e Participantes da AFBDMG, bem como, seus respectivos dependentes, com idade a partir de 16 anos.
- O menor de idade será submetido a uma junta examinadora do kartódromo, que avaliará seu tamanho e peso, para saber se este poderá correr com os competidores adultos. Neste caso, será necessário a assinatura do termo de responsabilidade por um representante legal.
- Caso não seja atingido o número mínimo de 25 inscritos por categoria, a Comissão de Kart, após análise, poderá permitir a participação de convidados.
Da Programação
Art. 2º As baterias serão disputadas nos seguintes dias e horários.
- 1ª Bateria
Dia 18/ABRIL – 11:30 as 12:45h. - 2ª Bateria
Dia 25/ABRIL – 11:30 as 12:45h.
Todo participante deverá chegar ao kartódromo com 45 minutos de antecedência para os preparativos e orientações da organização do kartódromo. Caso o participante não compareça ou compareça com atraso ao evento, será excluído da participação no dia de evento e não terá direito à restituição do valor da inscrição.
Da Posição no Grid
Art. 3º A ordem de posicionamento no grid será determinada da seguinte forma:
- 1ª Bateria
Será realizado um treino classificatório com duração de 05 minutos, prevalecendo a melhor volta de cada piloto. Após o treino, haverá 05 minutos para organizar os karts no grid conforme classificação e será iniciada a corrida de 20 minutos.
- 2ª Bateria
Não haverá treino classificatório. A ordem do grid de largada será definida pela classificação da 1ª bateria invertendo os 8 (oito) primeiros colocados, ou seja o 8º será o 1º, o 7º será o 2º e assim sucessivamente. As demais posições seguirão a mesma ordem de colocação da 1ª bateria. A corrida terá a duração de 30 minutos.
Das Disputas
Art. 4º A “V Copa Kart 2010” será disputada com as seguintes características técnicas:
- Kart – Será sorteado pela organização do evento na presença de todos os pilotos em horário e dia estipulado pela organização.
- Grid – Mínimo de 18, máximo de 25 pilotos, podendo ser alterado de acordo com os critérios da promotora.
- Identificação – Número fixado na parte frontal da carenagem e o nome de identificação do piloto na parte traseira do capacete em modelo a ser fornecido pela Comissão de Kart.
Art. 5º A largada será realizada com os karts parados, dispostos dois a dois em sequência de menor tempo classificatório e conforme marcação de posição no grid.
Art. 6º A pontuação de cada bateria será estabelecida da seguinte forma:
1ª Bateria |
2ª Bateria |
||
Posição |
Pontuação |
Posição |
Pontuação |
1° |
25 |
1° |
20 |
2° |
20 |
2° |
17 |
3° |
16 |
3° |
15 |
4° |
13 |
4° |
13 |
5° |
11 |
5° |
11 |
6° |
10 |
6° |
10 |
7° |
9 |
7° |
9 |
8° |
8 |
8° |
8 |
9° |
7 |
9° |
7 |
10° |
6 |
10° |
6 |
11° |
5 |
11° |
5 |
12° |
4 |
12° |
4 |
13° |
3 |
13° |
3 |
14° |
2 |
14° |
2 |
15° |
1 |
15° |
1 |
Para fazer jus à pontuação mencionada neste artigo, o concorrente deverá ter completado 75% (setenta e cinco por cento) das voltas programadas ou das voltas completadas em caso de encerramento, pela Direção de Prova, antes do número previsto de voltas. Sempre que 75% do número total de voltas ou do tempo total resultarem em número com decimais (não inteiros), o arredondamento será para o número inteiro anterior. Em caso de empate considera-se o resultado da primeira bateria como critério de desempate.
Das Disposições Gerais
Art. 7º O piloto deverá obedecer com rigor todas as instruções e procedimentos de segurança repassadas pelo kartódromo, sob pena de desclassificação e perda total dos pontos.
Art. 8º Se o piloto for advertido durante a competição perderá 1 ponto na pontuação da bateria.
Art. 9º A classificação final do evento será de acordo com o somatório das duas baterias. Em caso de empate, em qualquer colocação, será mais bem classificado aquele que obtiver a melhor colocação.
Art. 10. Todas as questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão de Kart da AFBDMG.
Belo Horizonte, 15 de março de 2010.
COMISSÃO DE KART AFBDMG